sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Continuamos a recordar os nossos voluntários no Céu.

De entre eles desta vez um pensamento para Pierre Roiret de Lion, França.

Do seu perfil:

“ A cidade de Lion perdeu uma das suas figuras de grande relevo humano e espiritual. Pierre, voluntário de Deus partiu no dia 6 de Dezembro aos 92 anos depois de ter sido atropelado por uma mota mesmo no centro da sua muito amada cidade.

Pierre e a sua mulher Yvonne conheceram o Movimento na Mariápolis de Dijon, em 1971; Desde então não deixaram de se alimentarem da nascente do Ideal. Numa entrevista recente dizia: “ E isso deu sentido a todas as minhas actividades”.

Em 1974, Pierre e Yvonne, tornaram possível a abertura desejada por Chiara, do focolar feminino de Lion.

Em Lion, escrevem-nos os dois responsáveis da zona, nunca encontrámos obstáculos à difusão do Ideal nos diversos ambientes. Foram Pierre e Yvonne que deram a conhecer Chiara à sobrinha, Thérèse Clayette actual delegada da Obra na zona de Lion.

Onde quer que fosse, Pierre apresentava-se - sem qualquer temor humano – como membro activo do Movimento. Muitas vezes (se não sempre) falava da sua fundadora…

Nestes dias em muitas realidades da Igreja e da sociedade civil de Lion, foi realçada a excepcional dimensão social e eclesial de Pierre.

Foi o arcebispo - cardeal Philippe Barbarin – a querer celebrar o funeral, em conjunto com sacerdotes, personalidades…. Na homilia não hesitou a apresenta-lo como cristão e cidadão exemplar …… sobretudo pelo modo como, com uma caridade refinada, realizou muitas tarefas.

Foi sempre de grande ajuda aos vários Cardeias de Lion que lhe confiaram encargos específicos, como a presidência da Universidade católica do Hospital St. Joseph.

Um homem ao serviço de todos.

Depois do funeral muitos quiseram agradecer publicamente o seu amor concreto.

Há algumas semanas, Pierre pediu para receber, com a mulher Yvonne, gravemente doente, a Santa Unção.

Caríssimos. Agradeço as vossas mensagens que nos fazem continuar a viver no clima de família do último congresso.

Confiamos às vossas orações e à de todos os voluntários, Ovidio de Córdoba – Argentina, Sergio de Turim – Itália, Joe da Escócia, de que recebemos notícias das zonas e que estão doentes. Rezamos também por todos os voluntários que estão a passar por provas físicas ou espirituais.

Recordamos de modo especial Pierlorenzo, que foi nosso responsável durante vários anos, e que está hospitalizado gravemente doente. Que Maria o prepare para o encontro com Jesus.

Vivamos em conjunto para o próximo dia 8 de Dezembro: que seja uma alegria plena para Emmaus e para todos os que participarão

Mais uma vez agradecemos do coração pelo vosso amor. Sempre juntos, Paolo, Silvio e todos os do centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário