quinta-feira, 15 de março de 2012

Vaticano: Via-Sacra no Coliseu com meditações de casal italiano

Danilo e Anna Maria Zanzucchi fundaram o movimento «Famílias Novas», ligado aos Focolares

D.R.
Cidade do Vaticano, 15 mar 2012 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que Bento XVI confiou ao casal italiano Danilo e Anna Maria Zanzucchi a redação das meditações da Via-Sacra de sexta-feira Santa deste ano, a 6 de abril, no Coliseu de Roma.
Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o esquema da celebração vai seguir as 14 estações “tradicionais”, que percorrem os momentos do julgamento e da morte de Jesus, com reflexões dedicadas ao tema da família.
Danilo e Anna Maria Zanzucchi são os fundadores do movimento ‘Famílias Novas’, um ramo do movimento dos Focolares, que surgiu em 1967 com o objetivo de “viver a espiritualidade da unidade e irradiar no mundo da família os valores que promovem a fraternidade universal”.
Bento XVI presidirá à cerimónia, transmitida por canais de televisão do mundo inteiro a partir de Roma, às 21h15 (hora local, menos uma em Lisboa).
Todos os anos, o Papa pede a um autor diferente a redação dos textos que servem de reflexão para cada uma das estações desta celebração, que é seguida por dezenas de milhares de peregrinos, com velas na mão.
Nos últimos anos, as meditações foram confiadas por Bento XVI ao cardeal Angelo Comastri (2006), arcipreste da Basílica de São Pedro; cardeal Gianfranco Ravasi (2007), presidente do Conselho Pontifício para a Cultura; cardeal Joseph Zen Ze-Kiun, arcebispo de Hong Kong, (2008); Thomas Menamparampil, arcebispo de Guwahati, Índia (2009); cardeal Camillo Ruini, antigo vigário do Papa para a diocese de Roma (2010); irmã Maria Rita Piccione, presidente da Federação das Monjas Agostinianas (2011).
Em 2002, as meditações foram escritas por 14 jornalistas acreditados junto da sala de imprensa da Santa Sé, incluindo a portuguesa Aura Miguel.



Bento XVI escolhe casal para meditações da Via Sacra no Coliseu

Mirticeli Medeiros
Boletim Sala de Imprensa da Santa Sé


Cidade Nova
Danilo Zanzucchi e Anna Maria Zanzucchi
O Papa Bento XVI escolheu um casal para estar à frente das meditações da Via Sacra da Sexta-feira Santa que tradicionalmente é realizada no Coliseu, em Roma. Danilo Zanzucchi e Anna Maria Zanzucchi, ambos do movimento “Famílias Novas” do Movimento dos Focolares farão reflexões voltadas para o tema família durante as 14 estações da via dolorosa.

Ano passado as meditações foram feitas pela presidente da federação das Monjas Agostinianas, madre Maria Rita Piccione.

Em 2005, o então cardeal  Joseph Ratzinger foi quem conduziu as meditações e as orações da Via Sacra do Coliseu.





Papa confia a um casal textos de meditação para a Via Sacra da Sexta-Feira Santa


Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI confiou a um casal os textos de meditação para a tradicional Via Sacra da Sexta-Feira Santa, no Coliseu, que, esse ano, cai em 06 de abril. Trata-se de Danilo e Anna Maria Zanzucchi, iniciadores do Movimento “Famílias Novas”, no âmbito do Movimento dos Focolares. As reflexões têm como referência o tema da família. A estrutura da Via Sacra será a tradicional das 14 Estações. (ED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário