terça-feira, 15 de março de 2011

Mãe terra, o que deixaremos para seus filhos?



Segunda-feira, 14 de março de 2011, 16h05

Papa reflete vida dos santos em 2º dia de retiro quaresmal

Nicole Melhado
Da Redação, com Rádio Vaticano (Tradução equipe CN Notícias)


Rádio Vaticano
O Papa Bento XVI e a Cúria Romana estão empenhados no segundo dia de exercícios espirituais da Quaresma
O Papa Bento XVI e a Cúria Romana estão empenhados nesta segunda-feira, 14, no segundo dia de exercícios espirituais da Quaresma, um dia caracterizado pelas meditações dos temas marianos dos textos de João Paulo II.

A primeira das três reflexões será baseada na obra “A grande ciência dos santos”, de São Luís Maria de Montfort, como explica o Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia, padre François-Marie Léthel, da Ordem dos Carmelitas Descalços.

“O tema da santidade foi sempre o centro dos estudos teológicos. Os santos são grandes testemunhas da santidade da Igreja, e através de seus testemunhos, reflexões e experiências resplandece a luz de Cristo”, destaca padre Léthel.

Santa Teresinha do Menino Jesus, proclamada doutora da ciência do amor por João Paulo II, Anselmo e Tomás de Aquino, são citados no documento Fides et Ratio, que também faz parte das reflexões da semana. Além deles a vida de outros santos da Idade Média e contemporâneos fazem parte das meditações, como a grande mística Concita Armida de Cabrera e a beata Chiara Luce Badano, primeira Beata do Movimento dos Focolares.

O testemunho da jovem Beata Chiara Luce, falecida em 1990, mostra que vocação a santidade é um chamado a todos os cristãos. “Muitas vezes os fiéis pensam que os santos são um pouco como 'extraterrestres', isto é, pessoas sem defeitos, mas não é assim. Os santos eram pessoas como nós, com suas limitações, feridas, que cometeram seus pecados, mas num certo ponto decidiram seguir Jesus até o fim”, esclarece o secretário.

A segunda meditação deste dia será direcionada pelo Totus Tuus, documento cristocêntrico e mariano de Karol Wojtyła, reflexões baseadas no Evangelho de São João tratadas nas cartas aos religiosos e religiosas das Famílias Monfortane de 8 de dezembro de 2003.

Para o padre carmelita, João Paulo II é o Papa da santidade e sua beatificação é o reconhecimento oficial de sua vida santa. “Ele é o Papa que proclamou mais santos e beatos. É o Pontífice que presentou os santos não só como exemplos de perfeição cristã, mas também como teólogos, como conhecedores de Deus, sendo portadores, no mundo de hoje, da luz de Cristo”, ressalta o padre da Ordem dos Carmelitas Descalços.

Assim, a terceira meditação tratará do explendor da caridade, da fé e da esperança vivida por João Paulo II e sua devoção à Virgem Maria.

Durante a semana de exercícios espirituais, todas as audiências com o Papa Bento XVI foram suspensas, inclusive as catequeses realizadas às quartas-feiras. Os exercícios espirituais do Papa serão concluídos no sábado.

“Concluiremos com a Festa de São José, no dia 19 de março. Por isso a última meditação será justamente dedicada a São José, o padroeiro do Batismo do Papa”, diz padre Léthel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário