quarta-feira, 19 de maio de 2010

VOLUNTARIFEST – 14/09/2006 - Pílula 6

A HORA DOS VOLUNTÁRIOS

Etta: Vivo e constante é o relacionamento com Chiara, que vai desenhando cada vez melhor o desígnio do voluntário na Obra.

Leitora: Hoje festejamos a Assunção de Maria aos Céus, também com o corpo. Ela pode lhes dar mais uma luz acerca do caminho que lhes chama a percorrer... Pois se Deus chama os focolarinos a representarem na Obra mais a alma de Maria, (...) Deus chama vocês, voluntários, a representarem na Obra mais o corpo de Maria... Esse é o símbolo de todas as expressões humanas no mundo, desde a encarnação no social, na economia, na arte, na educação, na saúde, etc., na qual vocês vêem traçada luminosa a vocação de vocês para chegar a Deus e levar com vocês a sociedade transfigurada. Numa criatura humana a alma sem o corpo não teria sentido. Assim a Obra de Maria, com os focolarinos, sem os voluntários, não seria nem de Maria nem da Igreja. (15.08.1980)

Pier Lorenzo: A mensagem de Chiara aos voluntários do dia 15 de agosto de 1980 chegou enquanto estávamos fazendo a escola de verão dos voluntários de todo o mundo, e Chiara nos deu este presente inesperado... Dizia: eu lhes dou Maria Assunta como protetora, porque ela é Humanidade Nova realizada. Ter Maria não só como modelo, mas como protetora especial dos voluntários, foi como um clarão de luz. »

Vídeo de Fons: Encontrei entre eles, no chamado que havia na alma deles, o mesmo radicalismo que experimentei com todos os outros focolarinos, também no primeiro focolare de Trento, quando eu vivia com Marco... Vi a mesma força de doação, a mesma decisão. De fato, o chamado de Deus é sempre um chamado a fazer a sua vontade, a segui-lo nas coisas que devemos fazer na nossa vida, para contribuir na transformação do mundo entre nós e ao nosso redor.

Vídeo - Dori: Estando com as voluntárias, sentia a necessidade de torná-las conscientes de que o cristianismo, que conheciam, era importantíssimo, porém que o Ideal pedia também uma aplicação da inteligência, pedia também a mente (...) Assim sentiram pouco a pouco o desejo de ler, de estudar (...) Interessar-se por tudo o que dizia respeito à vida social no próprio trabalho ou ao redor delas, pois faz parte da vocação delas penetrar no social, levando todo o espírito sobrenatural, que o Ideal contém e vivificando o trabalho de cada uma. Através desse empenho humano, (...) elas renovam também tudo o que tocam, que passa pelas mãos delas, tudo será renovado por uma luz, por uma força grande como é grande o Ideal na sua plenitude.

Em 1983, realizou-se em Roma, no Palaeur, um Congresso e vieram voluntários do mundo inteiro e muitos outros que queriam compreender em profundidade a vocação dos voluntários. Sem dúvida foi uma demonstração de que um mundo novo é possível.

Vídeo - Chiara no Palaeur: Uma das maiores convicções do nosso Movimento, por exemplo, durante estes 40 anos de vida, convicção comprovada pela experiência cotidiana, é esta: viver segundo a Boa Nova, desencadear no mundo a revolução evangélica é sinônimo de desencadear também a mais potente revolução social.

Arnaldo: A característica da vocação do voluntário em relação à Obra é que faz da Obra uma obra leiga e oferece à Igreja uma contribuição leiga, (...) que é captada, pela presença deles em todos os ambientes, como algo leigo, algo popular, normal, acessível a todos (...).

Etta: No dia 29 de junho de 1990 o Conselho Pontifício para os leigos aprovou os Estatutos Gerais da Obra com todas as suas ramificações e os respectivos regulamentos que foram aprovados em seguida pela Assembléia Geral. Assim foram aprovados também os regulamentos das e dos voluntários e de Humanidade Nova. Para nós, significou atingir a maturidade da vida e a garantia da autenticidade cristã dessa vocação.

Alberto: Em 1991 foi feita a primeira Assembléia dos voluntários. Uma Assembléia histórica para o setor, como Chiara nos disse:

Chiara: É o regulamento que faz desta hora uma hora histórica (...), como disse alguém, para o setor das voluntárias e dos voluntários. Histórica por quê? Porque após 35 anos do nascimento desse setor, fomos aprovados não só, digamos, por inspiração do carisma, mas também pela Igreja, pois ela aprovou a Obra com os Estatutos Gerais que vocês já conhecem e também com esses regulamentos específicos para cada setor. Portanto, vocês, quando o receberem, receberão a vontade de Deus, também por parte da Igreja, portanto é importantíssimo. (09.11.1991)

Nenhum comentário:

Postar um comentário