quinta-feira, 10 de março de 2011

Voluntariado: “De repente Deus fica assustadoramente nítido…”


Inserido em 09-03-2011 13:22


A Renascença procurou o testemunho de três jovens que dedicam o seu tempo livre a quem mais necessita.

Estes são os últimos dias disponíveis para a inscrição na Jornada Mundial da Juventude, convocada pelo Papa para Agosto em Madrid.

Bento XVI convoca os Jovens para uma vida comprometida com Cristo e a Renascença foi à procura de quem o faça através do voluntariado.

Estão unidos pelo espírito de missão. Tiago Oliveira iniciou há um mês a formação no âmbito do Grupo de Acção Social em África. “O meu pai riu-se e disse que estava orgulhoso, a minha riu-se, chorou e deu-me um abraço e disse-me para ir e ajudar.”

Diferente foi a reacção dos pais de Ana Brandão. Em 2009, a vontade de partir em missão foi travada pela resistência dos pais. A primeira experiencia veio em 2010. Destino: Angola.

“É muito estranho, pedem-nos para ir, para confiar, porque vai ser tudo maravilhoso… e é verdade.”

Foram dois meses a trabalhar com populações carenciadas: “Estivemos a criar grupos de voluntariado, fomos a lares, alguns quiserem trabalhar com idosos, outros estavam mais preocupados com questões ambientais”.

A pobreza é tudo o que rodeia: “Nós temos tantas coisas, está aqui o computador, o telemóvel. Em missão não temos nada disso. Vamos tirando as coisas da frente e aí Deus fica assustadoramente nítido”.

São jovens comprometidos, exemplos de quem ocupa as horas de lazer a favor do seu semelhante.


André Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário