terça-feira, 14 de setembro de 2010

Entidades também oferem cursos de formação política


Movimento Político pela Unidade (MPPU)

O Movimento Político pela Unidade (MPPU) é uma rede mundial cujo objetivo é buscar uma unidade entre as nações e entre pessoas de diversas correntes, com foco no bem coletivo. Presente no Brasil desde 2001, o MPPU conta com o apoio de cerca de 50 deputados federais, sendo pelo menos cinco ligados diretamente à iniciativa. Uma das premissas defendidas pelo movimento é a de que parlamentares de frentes partidárias opostas devem participar das votações pensando no interesse dos cidadãos, e não no posicionamento da legenda.

- Nós propomos a fraternidade como categoria política. A ideia é difunfir esse conceito de fraternidade e proporcionar a possibilidade de vivenciá-la. E estamos abertos para qualquer pessoa – explica Maria do Carmo, secretária da comissão nacional do MPPU.

Em 2007, a entidade criou a primeira Escola Civitas, que oferece cursos de formação política principalmente a jovens. Hoje, elas já estão presentes em dez estados brasileiros e atenderam a cerca de cem pessoas. O curso, que tem duração de dois anos e é gratuito, inclui aulas de Conjuntura Política do Brasil, História Política e Economia, dentre outras. Pedro Fiorelli, de 23 anos, terminou a participação na Escola Civitas no ano passado e agora é candidato a deputado estadual pelo PV de São Paulo.

- A Escola me deu todo o sustento e base para conseguir ingressar na vida pública – diz Pedro, que defende, por exemplo, a estipulação do limite de apenas uma reeleição também para os cargos do Poder Legislativo.

- Apenas 5% dos quadros políticos se renovam a cada eleição. Além disso, a política tem que ser vista como serviço, e não como profissão – afirma.

Fé e Política

O Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), vinculado à Igreja Católica, promove um curso de especialização à distância para aqueles que tenham interesse em entrar para a vida pública ou em trabalhar como líderes de suas comunidades. A pós-graduação dura 1 ano e meio e já está em sua terceira turma. Não há mensalidades: é cobrada apenas um ajuda de custos durante as duas etapas presenciais que acontecem ao longo do curso, em Brasília. A maioria da turma é jovem e alguns dos alunos se candidataram nas eleições de 2008 para vereadores.

No Rio de Janeiro, uma iniciativa semelhante já formou centenas de pessoas ao longo dos seus 20 anos de atuação. O Instituto de Estudos da Religião (ISER) promove treinamentos com o objetivo de formar cidadãos atuantes e éticos, não apenas para a vida político-partidária, mas, principalmente, para fiscalizar a ação dos poderes Executivo e Legislativo. O órgão também fomenta uma rede de fé e política formada por grupos de trabalho que se reúnem semanalmente em diversas cidades do estado.

- Os grupos religiosos costumam separar o espiritual e o material, e não pode ser assim. As igrejas precisam se articular e definir que projeto de pais querem ajudar a construir - diz Névio Fiorin, teólogo e assessor do Instituto.

Segundo Névio, alguns políticos, como Chico Alencar (Psol) e Alesaandro Molon (PT) , atuam junto ao movimento, ou são fruto de suas classes.

- Ninguém fica para sempre em um mandato, então me preocupo em formar jovens políticos que possam conduzir o país daqui há alguns anos. Acho que toda iniciativa nesse sentido é muito importante: tanto as religiosas como as laicas - afirmou Molon.

Vale lembrar que os dois cursos são ecumênicos. Não é preciso ser católico para participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário