sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Centro de estudos e polo empresarial da EdC na África

A criação do Centro de Estudos da Economia de Comunhão (EdC) na África e o lançamento das bases do Polo Empresarial da EdC no continente foram dois dos resultados de eventos realizados em Nairóbi, no Quênia (23 a 28/1), com mais de 300 participantes.

A Economia de Comunhão é um projeto de economia fraterna lançado em 1991 no Brasil, no qual pessoas em necessidade, estudiosos, empresários e outros agentes enfrentam juntos o problema da pobreza, com base em princípios como a reciprocidade e responsabilidade.

O primeiro evento foi a Escola EdC pan-africana (23 a 25/1), reunindo jovens empreendedores, principalmente, do continente africano mas também de outros países.

O segundo foi a Conferência Internacional sobre a Economia de Comunhão (26 a 28/1), promovida pela Universidade Católica da África Oriental (Cuea, na sigla em inglês) e pelo Movimento dos Focolares, com o tema “Economia de Comunhão: um novo paradigma para o desenvolvimento da África”.

“As ideias inovadoras, nesta conferência, oferecem grandes esperanças e oportunidades para o desenvolvimento humano, num continente onde cerca de 60% das pessoas continua a viver abaixo do nível de pobreza”, concluiu Kiflemariam Abraham, professor da Cuea.

O Polo Empresarial, que reunirá empresas da EdC, já conta com capital inicial e 15 sócios, enquanto o Centro de Estudos deve começar a funcionar em julho deste ano, sendo que ambos funcionarão em Kalinoni, nas proximidades da capital queniana.

Olavo de Almeida Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário